Desconsiderando as atuais questões polÃticas e sanitárias provocadas pelo coronavÃrus, focando no ambiente corporativo e tendo em vista que o nosso Brasil não pode parar, mas precisa adequar-se ao momento atual – mantendo os serviços fundamentais e movimentando a economia dentro do possÃvel – é fato observado que muitas pessoas estão em teletrabalho (trabalho remoto ou home office) imbuÃdas deste espÃrito de superação.
Quando a covid-19 começou a ser detectada no paÃs, em pouco tempo se instalou um ambiente caótico. Com poucas informações e pouca experiência a respeito de doenças que se espalham tão rapidamente e, ainda, com a demora da OMS em declarar o caso do coronavÃrus uma pandemia, ficamos (e não apenas o Brasil) desguarnecidos em relação a boas práticas e a protocolos para lidar com tal situação.
Uma das primeiras medidas de boa parte das organizações foi colocar os colaboradores em teletrabalho em resposta à chegada do vÃrus, uma resposta acertada na minha visão. No caos não há tempo para planejar, pesquisar, pensar, testar… As medidas precisam ser tomadas urgentemente. Não sendo eficazes, eficientes ou efetivas, tomam-se novas medidas em substituição ou em complemento à primeira. PrejuÃzo maior será verificado caso se apresente uma demora ao agir.
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